Investimento nas Start-ups - Como funciona?

E então...planejando sua start-up? Então compreenda de uma maneira bem simplificada quais são as rodadas de investimento pelas quais sua start-up pode vir a passar, desde o início, com o famoso "Paitrocínio" até a sua consolidação, através de grandes investimentos ou aquisições.

Startup
Fase pré-inicial ou da ideia: Uma quantidade inicial de capital, proveniente do próprio empreendedor, de amigos, angels etc., é investida para validar a ideia e finalizar o desenvolvimento do produto, desenvolver o protótipo etc. Muitas empresas incubadas encontram-se nessa fase.

Fase inicial (start-up): A empresa já está constituída, o produto está sendo melhorado e a aceitação piloto em alguns mercados está sendo analisada. Nesta fase, talvez o capitalista de risco invista na empresa, mas é muito dificil, devido ao alto risco do negócio. Geralmente o seed money (dinheiro semente) virá de angels. A empresa geralmente tem menos de um ano de existência.

Expansão: A empresa já está se desenvolvendo e precisa de mais capital para financiar seu rápido crescimento. Esse capital necessário é maior que o seed money e virá da primeira rodada de investimento de capital de risco. As negociações com o capitalista de risco são muito importantes nesta fase, pois as cobranças por resultados serão muito grandes. A empresa geralmente estará com dois a três anos de existência.

Consolidação: Nesta fase a empresa busca uma expansão ainda maior, negocia uma aquisição, parcerias, outras rodadas de investimento com outros fundos etc., e começa a gerar os resultados almejados pelos investidores iniciais que realizam seu lucro, saindo da empresa. Começa um novo ciclo na empresa, com a consolidação do negócio e a possibilidade de abrir capital em bolsa de valores, o chamado IPO - Initial Public Offering (oferta pública inicial de ações).

Para informações mais completas de como funcionam essas fases de investimento nas start-ups, confira as ótimas postagens que vi no Blog Aceleradora: Quanto vale sua startup - Parte 1 e Quanto vale sua startup - Parte 2.

Até!

Fonte: Livro, Empreendedorismo, transformando ideias em negócios.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...